Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Prefeitura vai oferecer exame gratuito de mamografia este mês

Prefeitura de Pedro II vai oferecer exame gratuito de mamografia a partir do dia 13 de fevereiro

07/02/2017 08:25

A Prefeitura de Pedro II vai ofertar mais de mil exames de mamografia gratuitos para mulheres entre 50 a 69 anos. Os exames serão realizados entre os dias 13 de fevereiro e 04 de março na Praça da Matriz, na Unidade Móvel Central de Mama, disponibilizada por meio da parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde, Território dos Cocais e Ministério da Saúde.

O objetivo da ação é garantir que toda mulher na faixa etária recomendada regularize o exame de mamografia. O Ministério da Saúde recomenda que mulheres com idade entre 50 e 69 anos devam fazer o procedimento anualmente.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Tatiana Galvão, para ter acesso ao serviço, as mulheres devem agendar previamente o exame com o Programa de Saúde da Família mais próximo da paciente e passar pela triagem, que acontecerá de 06 a 10 de fevereiro. “É preciso apresentar apenas o cartão do SUS, cópias do RG e CPF e comprovante de endereço. O agendamento é individualizado, ou seja, a paciente só pode marcar o exame para ela mesma. As mamografias serão realizadas nos turnos manhã e tarde, de segunda a sábado”, informa.

A mamografia é o exame da glândula mamária que pode detectar, ainda no estágio inicial, o câncer de mama. A doença é a mais comum entre as mulheres no Brasil, correspondendo a cerca de 25% dos casos novos a cada ano. A idade é um dos principais fatores de risco, junto com fatores ambientais e comportamentais, além de fatores da história reprodutiva, hormonal e fatores genéticos e hereditários da paciente.

Mais sobre: