Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Coresa: Obras de saneamento serão concluídas no sul do Piauí

Coresa: Obras de saneamento serão concluídas no sul do Piauí

15/03/2016 08:51

O governador Wellington Dias e os prefeitos que compõe o Consórcio Regional de Saneamento do Sul do Piauí (Coresa) reuniram-se na manhã desta segunda-feira (14), no auditório da Agência de Tecnologia da Informação (ATI), para definirem o futuro de consórcio. Uma das medidas a serem adotadas será a conclusão das obras de água e saneamento que estão paradas no sul do Estado.

A intenção da reunião era eleger a nova diretoria do Coresa, para então tomar outras medidas que definissem os rumos do setor de abastecimento de água e saneamento nos 36 municípios compõem o consórcio. A eleição não foi possível, pois era necessária a presença de no mínimo 25 integrantes na reunião. Apenas 17 compareceram. 

Mesmo assim, o governador Wellington Dias propôs as novas medidas a serem adotadas pelos parceiros, como a discussão de quem fará a gestão do serviço, a retomada das obras estimadas em 15 milhões, a regularização dos municípios que encontram-se sem contrato e a ampliação do investimento.

“Pretendemos tocar as obras paradas através dos próprios municípios. Já a gestão do sistema pode ser feita pelo Instituto de Águas do Piauí ou do próprio Coresa, como melhor convir a todos”, revela Wellington Dias.

Estiveram na reunião o presidente da APPM, Arinaldo Leal, a vice-governadora, Margarete Coelho, a secretária de Infraestrutura, Janaina Marques, o presidente do Instituto de Águas do Piauí, Herbert Buenos Aires e os prefeitos de Avelino Lopes, Dióstenes Alves, Baixa Grande do Ribeiro, Ozires Silva, Bom Jesus, Marcos Elvas, Canavieira, Gadocha, Colônia Do Gurguéia, Lisiane Franco, Corrente, Jesualdo Cavalcante, Curimatá, Reidan Cleber, Eliseu Martins, Landri Sales, Aurélio Sá, Manoel Emídio, Josenildo Lial, Marcos Parente, Manoel Emídio,  Monte Alegre Do Piauí, David Nelson, Morro Cabeça No Tempo, Marcelo Granja, Redenção Do Gurguéia, Delano Parente, Ribeiro Gonçalves, Agamenon Franco e Santa Filomena, Esdras Avelino.

Mais sobre o Coresa

O Coresa é desenvolvido pelo Governo do Estado do Piauí e por municípios da região sul do Estado, desde 2005, tendo o apoio do Ministério das Cidades, através da assistência técnica do Programa de Modernização do Setor Saneamento (PMSS) da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental (SNSA).

O Consórcio tinha como objetivo melhorar a qualidade de vida da população do Sul do Piauí, oferecendo serviços de saneamento ambiental com qualidade e transparência com base em um modelo de gestão e prestação de serviços públicos, que transfere o poder decisório e atribuições concentrados na esfera administrativa estadual para os níveis regional e municipal.

Fonte: Ascom
Mais sobre: