• assinatura jornal

Notícias Pelo Piauí

17 de janeiro de 2018

Detran divulga calendário de provas práticas no interior do Estado

Detran divulga calendário de provas práticas no interior do Estado

O Detran divulgou, nesta segunda-feira (15), o calendário dos mutirões de provas práticas da banca 01 de direção veicular para a retirada da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para candidatos que residem no inteiro do Estado. O cronograma compreende os três primeiros meses de 2018. O agendamento para a realização do teste estará disponível 15 dias antes da chegada da banca examinadora nos municípios.

"O Detran inicia as aplicações de exames práticos no interior do Estado com a banca 01, por conta da grande demanda na região. Contudo, já estamos finalizando a programação da banca 02, que é definida de acordo com a quantidade de entrada de processos das cidades que possuem Centro de Formação de Condutores (CFC) ou dos municípios próximos", esclarece o diretor de habilitação, Sandro Alves.

A banca 01, que atende as cidades de Floriano, Picos, Piripiri e Parnaíba, tem capacidade para realizar 150 exames práticos duas rodas, categoria A, e 250 exames práticos quatro rodas, categoria B, C, D e E, por dia. A expectativa é que sejam realizados 6.400 exames ao final do trimestre.

O cronograma inicia no dai 25 de janeiro na cidade de Floriano e encerra no dia 23 de março, na cidade de Parnaíba. “A ida das bancas as cidades do interior do Estado é uma forma de dar vazão aos processos e comodidade aos candidatos, não precisando mais estes se deslocarem a capital para realização do exame”, pontua Alves.

De janeiro a dezembro de 2017, o Detran realizou 82 mil testes práticos de percurso e baliza em todo o Estado, sendo 35.498 no interior.

10 de janeiro de 2018

Confederação esclarece estornos e créditos do Fundeb dos Municípios

Confederação esclarece estornos e créditos nas contas do Fundeb dos Municípios

O estorno dos repasses do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) ocorrido nesta quarta-feira, 20 de dezembro, trouxe vários questionamentos dos gestores municipais. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) esclarece que essa medida ocorreu por causa da publicação da Portaria MEC/MF 8/2017, que trata da reestimativa de receitas do Fundeb para o ano de 2017 e da retificação do Censo Escolar 2016.

A CNM entrou em contato com a coordenação do Fundeb/FNDE para esclarecer as dúvidas dos gestores em relação aos estornos e créditos nas contas municipais. A entidade foi informada que a Portaria, publicada no Diário Oficial da União (DOU) no dia 30 de novembro, trouxe a adequação nos repasses para 2017 em razão dessa retificação das matrículas do Censo Escolar de 2016.

De acordo com a orientação da Coordenação do Fundeb, foram feitos estornos referentes aos valores distribuídos com base nos coeficientes de distribuição estabelecidos por meio da Portaria MEC/MF 8/2016 desde o dia 1º de janeiro daquele ano até a data de publicação da Portaria MEC/MF 8/2017. Os créditos dos valores devidos foram repassados imediatamente conforme novos coeficientes de distribuição estabelecidos por meio da Portaria MEC/MF 8/2017 referentes ao mesmo período.

04 de janeiro de 2018

Teresina receberá última etapa da prova de bikes do Cerapió 2018

O percurso total ficou com 65km de trecho cronometrado e 79km de percurso total

Faltam poucos dias para o Cerapió 2018. A expectativa já toma de conta dos atletas inscritos para a prova de bike. Uma das etapas mais esperada é a última, que acontece em Teresina (PI), no dia 27 de janeiro. A organização do rally abriu inscrições somente para esta etapa, quando será promovido o Desafio Cerapió Audax. 

O levantamento do Circuito Teresina identificou que não haverá ganho significativo de altimetria, apenas 700m, mas que não será responsável por tornar a prova menos desafiadora dos que as demais etapas. O percurso total ficou com 65km de trecho cronometrado e 79km de percurso total, considerando a largada neutra até o inicio da trilha.

"Logo no inicio teremos uma trilha que mistura piso natural com estradinha cobertas com piçarra numa sequência de ladeiras e trilhas rápidas. Passaremos ainda pelas trilhas do famoso Araxá Bike Bike, onde haverá uma Zona de Apoio Técnico e seguiremos já no sentido de volta para Teresina, aonde chegaremos ao mesmo ponto de partida, o Teresina Shopping", adiantou Zenardo Maia, diretor da prova de bikes do Cerapió 2018. 

O diferencial desta última etapa é a realização do Desafio Cerapió Audax, pensado pela organização do rally aos interessados em participar somente de uma parte da prova e sentir de perto a emoção de largar no maior rally de Regularidade das Américas. Os atletas devem se encaixar em uma das quatro categorias Open: Feminino (19 a 35 anos), Feminino (acima de 35 anos), Masculino (19 a 35 anos) e Masculino (acima de 35 anos).  

Após finalizar a terceira etapa em Piripiri (PI) os bikers e suas equipes de apoio deverão fazer um deslocamento de 176 km até chegar a capital piauiense, conhecida por sua hospitalidade e rica culinária onde reina os melhores pratos típicos preparados com os sabores do sertão. No último dia, a prova terá largada e chegada no Teresina Shopping, onde também acontece a festa de premiação. 

As inscrições continuam abertas no site oficial (www.cerapio.com.br) até o dia 15 de janeiro. Não fique de fora desta grande aventura! 

Mais detalhes 
Após a conclusão do levantamento e últimos ajustes da prova de bike, a organização do Cerapió 2018 buscou o melhor para escolher trilhas, como já é uma marca reconhecida do rally. Informações mais detalhadas serão disponibilizadas no Mapa de Apoio que todos os atletas receberão em seu kit de prova.  

"A  estratégia de corrida aliada a força de vontade de querer ultrapassar a linha final de chegada vai fazer a diferença. As quilometragens e percursos da prova só serão alterados em casos excepcionais, onde de alguma forma a trilha original traga riscos para os atletas ou à organização", disse Zenardo Maia.  

A equipe técnica da modalidade bike tem estrutura própria e contará com mais de 40 pessoas entre, comissários, auxiliares técnicos, assessoria de imprensa, médicos, socorristas e cronometristas todos prontos apara agir com responsabilidade e respeito aos competidores. 

O Cerapió 2018 tem patrocínio da Caixa Econômica Federal, Petrobras, Governo do Estado do Piauí e Honda Consórcio; apoio da Audax e Prefeitura de Teresina; e colaboração da Michelin. 

27 de dezembro de 2017

Detran realiza ações educativas e de fiscalização no réveillon no litoral

Detran realiza ações educativas e de fiscalização no réveillon no litoral

O destino de muitos turistas neste fim de ano é o litoral do Piauí. Ciente disso, o Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI) realizará ações de orientação, educação e fiscalização de trânsito com o intuito de conscientizar e sensibilizar os condutores para os cuidados na direção.

A partir desta quarta-feira (27), uma equipe de educadores de trânsito estará em Parnaíba e Luís Correia recepcionando os turistas que chegam para curtir as praias. Será distribuído material informativo chamando a atenção para a importância dos equipamentos de segurança, sobre o excesso de velocidade nas vias, dentre outras dicas, tudo com o intuito de, assim, evitar acidentes e demais transtornos provocados pela imprudência e desrespeito às leis do trânsito.

De acordo com Jeovanna Moura, diretora da Escola Piauiense de Trânsito (EPT) do órgão, as atividades que serão desenvolvidas irão reforçar a ideia de um réveillon pacífico, preparação e comemoração de um ano que estar por vir e que não combina com acidentes ou mortes no trânsito. "Os técnicos da escola darão destaque à importância da prevenção e educação no trânsito alertando para o perigo de misturar álcool e direção principalmente entre os jovens, respeito às sinalizações, uso dos equipamentos de segurança”, pontuou.

A diretoria de Infrações do Departamento está realizando blitzen com o intuito de organizar o trânsito nas principais vias de acessos às praias, como a do Coqueiro e Barra Grande, a ação contará com o apoio do Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRE) e Companhia Independente de Policiamento de Trânsito (CIPTran).

“Trata-se de uma época de grande fluxo de veículos no litoral, o que exige atenção especial por parte do Detran, a fim de prevenir excessos para que todos aproveitem as festas de maneira consciente e segura. Essas ações conjuntas são essenciais para os condutores se conscientizarem quanto aos perigos que o trânsito pode oferecer nesta época”, salienta Levi Gomes, diretor de Infrações.

20 de dezembro de 2017

Produtores têm acesso a negociação de dívidas no Território dos Carnaubais

A realização das oficinas faz parte do Programa Piauí Empreendedor

A Secretaria de Estado do Planejamento realizou, na segunda-feira (18), na Câmara Municipal de Campo Maior, oficina de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) da ovinocaprinocultura dos Carnaubais. As ATERs são uma realização da Seplan em parceria com a Secretaria do Desenvolvimento Rural, Emater, Banco do Brasil e Banco do Nordeste.

A realização das oficinas faz parte do Programa Piauí Empreendedor, que tem por objetivo apoiar a dinâmica de desenvolvimento do produtor rural, incluindo pequenos agricultores e fortalecendo cadeias produtivas estratégicas para os municípios e Territórios de Desenvolvimento do estado do Piauí.

O programa é uma iniciativa do Governo do Estado visando canalizar esforços para movimentar a economia e elevar a renda no Piauí. Esta atividade de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) será realizada nos territórios do Estado atendendo aos agricultores familiares para apoiá-los na melhoria e ampliação da produção, proporcionando maior acesso ao crédito e inserção de produtos nos mercados. 

Foram explorados temas como “Mercado e Estratégia de Comercialização para Ovinocultura,  “Situação Atual - Visão dos Produtores dos Carnaubais”, “Ações para enfrentar os desafios do Território” e Pré-requisitos para acesso ao crédito rural e Renegociação de dívidas com os bancos: Subsídios de Energia, Licenciamento Ambiental, outorga para captação e uso da água.

As oficinas são direcionadas para fortalecer as potencialidades locais de cada Território. Durante o ano foram realizadas Ater Itinerante- Cajucultura- Guaribas, Ater Itinerante - Piscicultura - Cocais, Ater Itinerante - Leite - Cocais - Em São José do Divino, e Ater Itinerante - Piscicultura – Entre Rios - em Demerval Lobão, Ater Itinerante - Piscicultura - Planície Litorânea – Parnaíba e Ater Itinerante Ovinocaprinocultura/organização e cooperativismo - Carnaubais - em Campo Maior.  

14 de dezembro de 2017

SENAR – PI forma a primeira turma de Técnicos em Agronegócio

SENAR – PI forma a primeira turma de Técnicos em Agronegócio

No último sábado, 09, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural SENAR/PI realizou a colação de grau da primeira turma do Curso Técnico em Agronegócio, denominada Turma Carlos Augusto Melo Carneiro da Cunha, em homenagem ao ex-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Piauí, falecido neste ano. A cerimônia foi marcada de muita emoção e contou com a presença de familiares, amigos e representantes dos Sindicatos Rurais.

Compuseram a mesa de honra o presidente do Conselho Administrativo do SENAR/PI e da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Piauí - FAEPI, Júlio César de Carvalho Lima, o superintendente do SENAR/PI, Paulo Emílio do Rêgo Monteiro, a coordenadora regional da Rede E-Tec  do Piauí, Eldelita Porfírio, a tutora e Paraninfa, Yndira Teixeira, o deputado estadual Georgiano Neto e Maria Sílvia Brito, representando o homenageado.

A oradora da turma, Maria José Morais falou da sensação de dever cumprido,  da convivência com os colegas e professores e agradeceu o apoio recebido. “É uma tarefa muito difícil colocar em um discurso tantos momentos compartilhados. Os laços de amizade são importantes para nos impulsionar nas horas mais difíceis. Ninguém disse que seria fácil, mas também ninguém falou que seria impossível. Sempre estivemos perseverantes, mais uma etapa vencida, agora, como técnicos em agronegócio. Agradeço por tudo que foi conquistado, ao Senar pela oportunidade, família e aos mestres que compartilharam sabedoria”, disse.

A formação técnica com foco em gestão é um diferencial do  Curso Técnico em Agronegócio do SENAR/PI que integra na grade curricular todas as exigências de mercado. Para o presidente da FAEPI a qualificação da mão-de-obra é de suma importância para o desenvolvimento do setor. “O Piauí experimenta uma revolução em termos de agricultura e precisamos de qualificação, é um mercado que se abre para vocês e nós faremos fortes referência da qualificação que receberam. Acredito que terão muita facilidade de empego e assim contribuir para o crescimento e fortalecimento da nossa agricultura e pecuária”, avalia Júlio César.

A coordenadora regional da Rede E-Tec, Eldelita Porfírio, destaca o curso como a porta de entrada para a educação formal e agradeceu o empenho da equipe e dos alunos. “Hoje é um dia de muita felicidade, agradeço o empenho de todos vocês e ao Dr. Paulo Emílio e Dr. Júlio por ter nos confiado a Rede E-Tec. Agora é colher os frutos que virão. O meu sonho é que possamos espalhar o ensino por todo o Piauí, para que possamos fortalecer o agronegócio”, afirma.

Segundo a homenageada da turma, a tutora Yndira Teixeira, “para o mestre não há nada mais prazeroso do que ver seus aprendizes irem além daquilo que ele lhes ensinou. Atualizem-se, pesquisem, ousem, procurem por oportunidades e crescimento, o sucesso é fruto de muito esforço”, disse.

O SENAR trabalha pela qualificação porque acredita que o futuro promissor do agronegócio depende do conhecimento técnico al