Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Outubro Rosa, abrace essa causa!

Como surgiu esse movimento tão importante para a prevenção do Câncer de mama e como fazer o auto exame.

01/10/2014 17:02

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.
 
A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade (www.komen.org). 

Em 25 de novembro de 1998, a cidade de Teresina-Pi, ganhou a Fundação Maria Carvalho Santos que reúne diretoria, voluntários e profissionais para, em conjunto, promover atividades filantrópicas na área de saúde e prevenção de doenças em especial o câncer de mama. A entidade faz doação de perucas, sutiãs, próteses mamárias, material de fisioterapia, livros, publicações e outros produtos necessários à recuperação de pessoas portadoras de câncer de mama.

A entidade desenvolve e executa projetos (já são mais de 18) na área da saúde de forma assistencial, educativa e cultural visando a conscientização da população em geral quanto à necessidade de melhoria da qualidade de vida, buscando aumentar o nível de conscientização das comunidades no concernente à prevenção de doenças divulgando ações básicas de saúde, envolvendo, em parcerias, instituições públicas e/ou privadas promotoras de saúde e proporcionando à comunidade, meios de acesso à saúde física, mental e social.

Prevenir e tratar precocemente ainda é a melhor opção

A Fundação mantém aberta diariamente a sua sede, recebendo pessoas, cadastrando-as e fazendo doações aos necessitados de seus serviços ou que apenas queiram participar, voluntariamente, do trabalho por ela desenvolvido.

Na sua sede existem médicos, psicólogos, fisioterapeutas, que atendem com preços de baixo custo e os portadores de câncer de mama são atendidos gratuitamente. Informações poderão ser obtidas no telefone (86) 3221 8944 e pelo site: www.afonte.org.br

Sua sede, cedida por um dos voluntários, está situada na rua São Pedro, 3125, bairro Ilhotas, na cidade de Teresina, Brasil.

E como nós abraçamos essa causa. A nossa dica de hoje é como fazer o auto exame. Se toque! A cura pode estar nas suas mãos!

Por: Liamara Alencar
Mais sobre: