Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Municípios ganham sites institucionais de notícia

Municípios ganham sites institucionais de notícia

16/10/2015 09:19

Cerca de 50 assessores de comunicação dos municípios piauienses participaram na manhã desta quinta-feira (15) do lançamento e capacitação dos portais municipais de notícia. A iniciativa é um compromisso da Associação Piauiense de Municípios (APPM) e dos municípios do Piauí com os órgãos de controle, visando atender os requisitos da Lei 12.527/11, Lei de Acesso à Informação.

O vice-presidente da APPM e prefeito de Novo Oriente, Dr. Marcos Vinicius, abriu o evento falando da importância da nova ferramenta, principalmente para os municípios que ainda não tem um site oficial. “Esses portais serão uma plataforma a serviço do cidadão, que poderá encontrar de maneira mais simples as principais informações da administração de seu município. Para que isso aconteça convidamos os servidores que irão alimentar os sites, como assessores de imprensa, secretários de comunicação, blogueiros ou quem mais estiver ligado a área no município”, relata.

DSC_0021.JPG

O procurador jurídico da APPM, João Deusdete, destaca que essa ferramenta será de suma importância para que os municípios deem mais visibilidade às suas ações. “Muitos municípios não tinham condições de criar e manter um site próprio, pois mal conseguem pagar suas próprias despesas prioritárias. Fazendo isso, a APPM além de demonstrar aos órgãos de controle a intenção de cumprir com a Lei, proporciona um serviço muito importante para a população”, explica.

DSC_0034.JPG

A capacitação também teve um momento para que as dúvidas sobre o portal da transparência sejam dirimidas, sendo essa a terceira vez, só esse ano, que a APPM capacita os municípios sobre os novos requisitos da transparência. O Ministério Público do Estado e o Tribunal de Contas do Piauí deram até o dia 30 de outubro para que os municípios se adéquem a essa lei.

Fonte: APPM
Mais sobre: