Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Municípios do Piauí estão entre os que mais conservaram a Mata Atlântica

Tamboril do Piauí e Guribas são os dois primeiros colocados do rankingi

07/01/2015 09:54

Segundo levantamento publicado pela Fundação SOS Mata Atlântica e pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), dos dez municípios mais conservadores da Mata Atlântica quatro são piauienses. No levantamento publicado em dezembro do ano passado,Tamboril de Piauí foi o campeão, seguido de Guaribas (PI), Bom Jardim da Serra (SC), João Costa (PI), Caracol (PI), Santana de Pirapama (MG), Buenópolis (MG), Urupema (SC), Pacatuba (CE) e São Joaquim (SC).

De acordo com o relatório, cinco dos dez municípios que mais desmataram a Mata Atlântica no Brasil no período entre 2012 e 2013 ficam em Minas Gerais Estado que liderou o ranking do desmatamento por cinco anos consecutivos.

O Piauí possui os dois municípios mais conservados do Brasil (Tamboril do Piauí e Guaribas), ambos com 96% de vegetação natural, que abrigam parte do Parque Nacional da Serra das Confusões, uma importante Unidade de Conservação da região.

Segundo Marcia Hirota, diretora-executiva da Fundação SOS Mata Atlântica, o desmatamento no Piauí tem ligação com o aumento da produção agrícola no Estado, que subiu 135,3% no último ano e duplicou as áreas desmatadas de Mata Atlântica.

"Este crescimento tem sido um forte motivo de preocupação. Começamos a monitorar o Piauí no ano passado, e ele já entrou no ranking dos maiores desmatadores. Este é um alerta ao Governo do Estado, às prefeituras e ao Ministério Público local para verificar e intensificar a fiscalização na região", afirma.

Fonte: Portal da APPM com informações do Uol
Mais sobre: