Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Associações e Consórcios Municipais promovem o desenvolvimento regional

Associações e Consórcios Municipais promovem o desenvolvimento regional

04/09/2015 09:35

Unir forças para juntos enfrentarem os principais problemas dos municípios. É com esse intuito que estão sendo criadas Associações e Consórcios Regionais de norte a sul do Piauí. A APPM não só incentiva como também apoia a criação dessas organizações, que colaboram e fortalecem ainda mais as lutas municipalistas.

"A união de forças e planejamento estratégico, em conjunto, facilitam a implementação das políticas públicas, que são vitais para os pequenos municípios", diz o procurador da APPM, João Deusdete de Carvalho.

Gilberto Júnior, presidente da AMUCESPI e prefeito de Floriano, destaca que entre os benefícios das Associações Regionais está o aumento no respaldo para angariar recursos tanto a nível estadual quanto federal. “A ideia é sintonizar os municípios circunvizinhos, de forma que possamos buscar soluções para os problemas comuns da região”, pontua. Atualmente, fazem parte dessa Associação 12 municípios, mas há a expectativa de adesão de mais seis.

Quanto aos consórcios, uma das principais bandeiras é a busca por soluções para o acúmulo de lixo nos municípios piauienses, através do Plano de Contenção de Resíduos Sólidos. Como acontece com o UNIVALE, que tem como presidente o prefeito de Oeiras, Lukano Sá. O projeto, que começou a ser articulado em 2013, atende às demandas da Lei Federal 12.305/2010, que ressalta a prevenção e a redução na geração de resíduos sólidos, tendo como proposta a prática de hábitos de consumo sustentável.

“O Consórcio UNIVALE é um grande desafio para nós, prefeitos do Vale do Canindé e do Vale do Guaribas. Tivemos que enfrentar muitas barreiras para cumprirmos os preceitos básicos, mas não burlamos as etapas legais, estão todas em conformidade com a Lei 11.445/2007, que dá as diretrizes nacionais de saneamento básico, e da Lei 11.107/2005, que normatiza o contrato de consórcios públicos por parte de municípios e Estados para a realização de objetivos de interesse comum. Para alcançarmos esse sucesso, cada município participante do Consórcio enviou sua proposta para o Legislativo local e, uma vez aprovada, passou a integrar efetivamente o Plano de Resíduos Sólidos. Outra dificuldade que tivemos foi convergir energias dos colegas prefeitos, em torno de uma proposta que visa resultados em médio e longo prazo”, destacou Lukano Sá.

ascomsesapi.jpg

AMUCESPI

Associação Municipalista do Centro-Sul do Piauí (AMUCESPI) tem como presidente o prefeito de Floriano, Gilberto Júnior; vice-presidente o prefeito de São Francisco do Piauí, Flávio Sampaio de Carvalho; primeiro secretário, prefeito Gilmar Martins de Rio Grande do Piauí e o primeiro tesoureiro o prefeito de Nazaré do Piauí, Júnior Nunes. O mandato é de dois anos.Participam ainda os municípios de Pavussu, São Miguel do Fidalgo, Marcos Parente, São José do Peixe, Porto Alegre do Piauí, Socorro do Piauí, Landri Sales e Jerumenha.

G15

O Grupo de Municípios dos Cerrados Piauienses (G15) tem como presidente o prefeito de Ribeiro Gonçalves, Agamenon Franco. O grupo é composto pelos municípios de Antônio Almeida, Baixa Grande do Ribeiro, Bertolínia, Canavieira, Colônia do Gurgueia, Guadalupe, Jerumenha, Landri Sales, Manoel Emídio, Marcos Parente, Porto Alegre do Piauí, Ribeiro Gonçalves, Sebastião Leal, Uruçuí.

AMPAR

A Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Parnaíba (AMPAR) tem como presidente o prefeito de Hugo Napoleão, Hélio Rodrigues. Os municípios participantes são: Agricolândia, Água Branca, Alegrete do Piauí, Amarante, Angical Do Piauí, Aroazes, Arraial, Barro Duro, Beneditinos, Caracol, Curralinhos, Demerval Lobão, Francisco Ayres, Hugo Napoleão, Jardim Do Mulato, Lagoa Do Piauí, Lagoinha Do Piauí, Miguel Leão, Monsenhor Gil, Olho D’Água, Palmeirais, Passagem Franca, Prata do Piauí, Regeneração, Santo Antonio Dos Milagres, São Félix do Piauí, São Gonçalo Do Piauí, São Miguel da Baixa Grande, São Pedro do Piauí, Sebastião Barros e Teresina.

AMES

A Associação dos Municípios do Extremo-Sul foi fundada em 2007,com o objetivo de articular ações voltadas para o fortalecimento da gestão municipal. Tem como presidente o prefeito de Riacho Frio, Adalberto Mascarenhas, o Betim. Participam do grupo as cidades de Avelino Lopes, Barreiras Do Piauí, Bom Jesus, Corrente, Cristalândia, Curimatá, Currais, Gilbués, Júlio Borges, Monte Alegre Do Piauí, Morro Cabeça no Tempo, Parnaguá, Redenção Do Gurgueia, Riacho Frio, Santa Filomena, São Gonçalo Do Gurgueia eSebastião Barros.

Consórcio UNIVALE

Atualmente o Consórcio é composto pelos seguintes municípios: Oeiras, Campinas do Piauí, Cajazeiras do Piauí, Picos, Queimada Nova, Simões, Sussuapara, Caldeirão Grande, Marcolândia, Simplício Mendes, Tanque, São Francisco de Assis do Piauí, Francisco Santos, Santa Rosa do Piauí, Bela Vista do Piauí, Bocaina, Floresta do Piauí, Alagoinha, Itainópolis, Massapé, Pio IX, Santana do Piauí, Santo Inácio do Piauí, São João da Varjota, São José do Piauí, Monsenhor Hipólito, Jaicós, Santo Antônio de Lisboa, Conceição do Canindé, Betânia e Patos do Piauí.

Consórcio dos Municípios da Planície Litorânea

Tem como presidente Ricardo do Nascimento Martins Sales, prefeito de Murici dos Portelas. Participam ainda do Consórcio os municípios de Caraúbas do Piauí, Caxingó, Cocal dos Alves, Cocal, Buriti dos Lopes, Bom Princípio, Cajueiro da Praia, Luís Correia, Ilha Grande e Parnaíba. O objetivo desse grupo é a atuação nos onze municípios associados, para a realização de ações que desenvolvam a região norte do Piauí.

Consórcio  CITCOCAIS

O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Território dos Cocais - CITCOCAIS é formado por 12 municípios do Território dos Cocais e tem como presidenta a prefeita de Esperantina, Vila Amorim. Os municípios que compõem o Consórcio são: Madeiro, Batalha, Esperantina, Joaquim Pires, Joca Marques, Luzilândia, Matias Olímpio, Morro do Chapéu, N. S. dos Remédios, Porto, São João do Arraial e São José do Divino.

O CITCOCAIS foi instituído em 2008 e tem por objetivo cooperar mutuamente no planejamento e execução de serviços, obras e atividades de interesse comum dos partícipes.

Fonte: APPM
Mais sobre: