Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Waypoint por waypoint - A navegação da vida

No planejamento da vida, um passo atrás do outro.

24/11/2015 14:39

As vezes bate um desânimo ou tristeza quando “empacamos” ou “tropeçamos” em obstáculos na nossa caminhada, seja em um objetivo profissional ou pessoal, é como aquela turbulência que te faz efetuar longos desvios na rota! Estes momentos promovem reflexões, e acabamos por reencontrar o caminho em exemplos ou lições, algumas lições que ficam para a vida toda! 

Na aviação moderna, existe um "computador" a bordo dos aviões, onde o piloto traça a sua rota, a rota é feita de waypoints, é como se em um ônibus urbano os waypoints fossem parte do intinerário, exemplo um ônibus que passa na Frei Serafim, depois entra na Castelo Branco, vai até a Estaiada, etc... no avião existem fixos imaginários no céu que se chamam waypoints e é através deles que o avião vai de A para B. Um saudoso amigo dizia que a vida só tinha sentido com objetivos em sequência. Vejo hoje muitas pessoas sem um “next waypoint” programado no FMC. Então fica a história abaixo, para que sirva de inspiração.

Esse amigo eu tive pouquíssima convivência na vida, o tempo não permitiu mais, foi voar mais alto, mas deixou algumas lições! Lembro que eu tinha “medo” dele, muito sério, fechado, tentei quebrar esse gelo uma vez sem muito sucesso, posteriormente em um jantar onde estava ele, eu e dois grandes amigos, pude ver a fantástica pessoa ele era, baita aviador, havia começado na FAB e depois foi pra civil, havia voado Xavante, Embraer 120 Brasília, Boeings 707, 737, 757, 767 e por fim os ATR42/72. Ao conhecer melhor sua história e essência naquele jantar, aprendi definitivamente a não julgar ninguém por primeira impressão ou qualquer outra razão.

Desde então se criou uma amizade, com direito inclusive a conhecer São José dos Campos, graças a ele que fez um “city tour” em um dia chuvoso, mas que ele não abriu mão de ir a um barzinho comigo e outros colegas. Nesta ida ao barzinho ele disse uma frase, triste, mas interessante: “Cada pessoa tem sua vantagem e desvantagem, a dele naquela ocasião é que por ser mais velho tinha maior experiência de vida, no entanto a desvantagem de que morreria mais cedo, já a minha vantagem era o maior tempo de vida, por outro lado a desvantagem da inexperiência de vida”. Em outro jantar, sentenciou a teoria do waypoint para outro waypoint, na época eu era compromissado com uma pessoa e ele demonstrava apreço pela formação do casal e disse a ambos com brilho nos olhos: A vida tem que ter um objetivo, tem que ter uma navegação plotada, ao conquistar o objetivo, vá ao próximo e assim se constrói a vida. Guardei aquilo, passei a criar minha navegação. A última lembrança que tenho dele é que certo dia ele chegou para mim e perguntou “O que você acha de eu concorrer a uma vaga numa empresa X”... ele admirava meu conhecimento geral de rotas e frotas, na época expressei minha opinião... sempre lembro daquela pergunta dele quando entro numa sala para palestrar e passar meu conhecimento e opinião aos novatos, me sinto seguro com a lembrança! 

Então você que está aí começando a vida profissional, ou se reinventando, tenha sua "navegação planejada", faça o seu plano de carreira, o seu plano de vida e a cada nova conquista (ou waypoint superado) direcione-se para um novo objetivo (o próximo waypoint da sua navegação), quem sabe um dia alguém em um blog conte uma história, uma lição ensinada por você, como eu estou aqui contando a história e a lição ensinada por meu saudoso amigo Johansson.

Mais sobre: