Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Bem vindos ao fim do mundo, a Patagônia

Um lugar de belezas contrastantes

17/03/2014 23:36

Foto: Divulgação

No extremo sul das Américas está localizado um dos lugares mais selvagens e  exuberantes do planeta, a Patagônia.  Estende-se do encontro com os oceanos Atlântico e Pacífico e vai até à Cordilheira dos Andes abrangendo quase um terço dos territórios da Argentina e do Chile. São quase 800.000 quilômetros quadrados de belezas naturais como parques, praias, campos,  lagos, florestas e geleiras fazendo da região o mais completo destino turístico.

A Patagônia começa perto do paralelo 37 e estende-se até a ilha da Terra do Fogo, cuja capital é Ushuaia mais conhecida como o Fim do Mundo. Seus limites se caracterizam por paisagens bem contrastantes: para oeste está o mar do pacífico, de norte a sul é cortada pela Cordilheira dos Andes, no centro da região, a Patagônia extra-andina, desértica, formando pedregosas mesetas e grandes extensões de campo, para o leste encontra-se a Costa Atlântica e para o sul, chega-se até a Ilha Grande mais conhecida como a Terra do Fogo.

Foto: Divulgação

Uma paisagem quase intocada, repleta de belezas naturais como lagoas de cor turquesa e verde, cachoeiras, vales, montanhas, praias, geleiras com mais de 70 metros de altura e ainda, de lá pode-se avistar a Aurora Austral, um verdadeiro espetáculo no céu . Além da paisagem diferenciada, a região é quase desabitada por homens, porém repleta de fauna diversificada como os guanacos, pingüins, condores, lobos-marinhos e baleias que podem ser facilmente avistados nos parques e praias.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A porção sul da Patagônia contempla um dos melhores pontos para os turistas que desejam muita aventura, mas com pouco deslocamento. Entre a cidade de Puerto Natales e o Parque Nacional Torres del Paine, é possível realizar escalada, trekking, caiaque, caminhadas, observação de pássaros, cavalgadas, visita às geleiras, passeios na cidade e aos museus. Sem contar a excelente experiência gastronômica que a região oferece.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A paisagem radical, à primeira vista, pode parecer pouco convidativa aos que não estão acostumados com o turismo de aventura. Mas a Patagônia é tão diversificada que absorve todos os tipos de viajantes. Os passeios terão o grau de dificuldade que desejarem. O importante é ter em mente que qualquer um deles deixará lembranças para toda a vida.

Confira agora o relato de quem já foi lá:

http://www.mochileiros.com/torres-del-paine-circuito-w-dez-2013-t90460.html 

http://www.mochileiros.com/dicas-para-torres-del-paine-t86252.html 

http://gooutside.uol.com.br/1267 

Agora, um vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=pPWoktyyjhU 


Fonte: Melhores destinos, Terra Mundi, Patagônia Experience e Wikipédia
Edição: Samuel Brandão
Mais sobre: