Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Pesquisa do Marcas Inesquecíveis acompanha crescimento do mercado

Atualmente pesquisa analisa mais de 100 segmentos locais.

12/08/2015 09:16

Há 15 anos, o projeto Marcas Inesquecíveis monitora as marcas que estão no topo da lembrança dos consumidores teresinenses por meio de uma pesquisa realizada pelo Instituto Amostragem. De acordo com o estatístico e diretor do Instituto Amostragem, João Batista Mendes Teles, a pesquisa é muito importante para avaliar o mercado local, além de ser uma fonte de informação importante para as empresas que se destacam na lembrança dos consumidores. "O Marcas Inesquecíveis é muito importante para o mercado teresinense e para as próprias empresas para que elas possam planejar sua política de comunicação, por outro lado, o próprio mercado fica sabendo quais são as marcas que se destacam. Além disso, existe uma correlação muito forte entre lembrança e consumo", avalia.

A pesquisa segue a metodologia Top of Mind, que visa identificar quais as marcas mais lembradas pelos consumidores em determinados segmentos de mercado. A sondagem é feita com pessoas residentes na zona urbana de Teresina (PI) e que possuem a partir de 15 anos de idade, pertencentes às classes sociais A, B e C, conforme critérios da Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa (ABEP). As entrevistas são realizadas de forma individual e em domicílio. A resposta é dada de forma espontânea e com índice de confiabilidade de 95%. O período de levantamento da pesquisa para o Marcas 2015 ocorreu entre os dias 6 e 9 de março deste ano.

Em 2015 foram mais de 46 bairros visitados e 100 segmentos avaliados o que demonstra o crescimento do mercado local. Os segmentos são escolhidos dentre os principais serviços e produtos oferecidos no comércio teresinense e incluem as mais diversas áreas como bebidas, bancos, shoppings, farmácias, laboratórios e etc. "Todos sabem que nos últimos anos, a capital do Piauí sofreu um crescimento social e econômico muito vertiginoso. Se antes a pesquisa analisava 30, 40 segmentos hoje chega a 100. Isso reflete o crescimento do mercado local. Então, este é mais um indicador da importância da pesquisa que ao longo de suas oito edições foi incluindo e até excluindo alguns serviços na medida em que o mercado foi se modificando", analisa o estatístico.

O projeto Marcas Inesquecíveis é realizado a cada dois anos pelo Sistema O Dia de Comunicação e com as informações da pesquisa é possível que os empresários analisem o posicionamento de sua marca no mercado e possam traçar estratégias para vencer a concorrência. Já que as empresas consideradas Top of Mind tem acesso a pesquisa completa que traz os dados sociais e demográficos das pessoas entrevistadas e com esses dados é possível fazer um diagnóstico e identificar as características do publico consumidor. "A pesquisa traz o número geral de pessoas que se lembraram daquela empresa e um detalhamento dessas informações com características do consumidor como gênero, classe social e idade. Esses dados são importantes para o empresário que vai tomar as decisões de forma balizada e poderá analisar se o seu produto ou serviço está sendo consumido e lembrado no público para o qual eles são voltados e como podem trabalhar para fidelizar ou ampliar os seus consumidores", avalia Batista Teles.

Desde a primeira edição do Marcas Inesquecíveis, a pesquisa tem sido realizada pelo Instituto Amostragem que em 2016 completa 30 anos prestando serviço na área de pesquisa nas suas mais diversas fases de levantamento, apuração e análise estatística de dados. "Dentro os inúmeros tipos de pesquisa que o instituto amostragem vem fazendo ao longo desses anos, o Marcas Inesquecíveis é, ao lado das pesquisas eleitorais e das sobre mídia, um dos tipos de pesquisa que mantém a sua consistência, sem nunca haver uma interrupção durante estes 15 anos", constata.

Fonte: Da Redação
Mais sobre: