Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Que estudos são feitos na Logosofia?

Apresentamos o que é estudado na Ciência Logosófica e algumas orientações importantes sobre esse estudo

20/10/2018 16:39

Aprender Logosofia é conhecer uma técnica nova para encarar a vida com auspiciosos resultados. Do esforço e da dedicação dispensados ao estudo dependerá que o processo de superação integral se desenvolva sem dificuldades, enquanto se produz a adaptação gradual da vida às modalidades próprias da cultura superior que se trata de adquirir.

Programa de estudos

Após uma leitura atenta de nossa bibliografia, cujo objetivo consiste em formar uma ideia precisa da concepção logosófica, deve vir em seguida o estudo sério e detalhado do sistema mental, detendo-se o cultor da Logosofia, por uma parte, na conformação da inteligência com todas as suas faculdades e, por outra, no que diz respeito aos pensamentos. 

Os estudos levarão em conta a quádrupla e interdependente classificação que a Logosofia faz dos pensamentos, a saber: 

•por sua origem, em próprios e alheios;

•por seu valor, em positivos e negativos;

•por sua natureza, em autônomos e em  dependentes da inteligência e da vontade;

•pela área mental de influência ou gravitação  sobre a vida do ser, em intermitentes e dominantes ou obsessivos. 

Estudo das deficiências pessoais

Recomendamos muito especialmente, nessa altura dos estudos, ter em conta a parte que trata sobre as deficiências psicológicas, o que permitirá uma rápida identificação daquelas que exercem maior predomínio sobre o próprio ser.

A Logosofia designa com este nome as falhas caracterológicas pessoais, que são habituais no ser comum normal, originadas no enquistamento psicológico de pensamentos negativos que diariamente influem, em maior ou menor grau, sobre as faculdades inteligentes e sensíveis de cada pessoa, entorpecendo seu funcionamento normal e afetando, insensivelmente, o quadro de suas perspectivas morais. 

O programa traz em seguida o estudo do sistema sensível e suas faculdades, de suma importância, porquanto contempla o cultivo dos sentimentos, destacando-os como fatores equilibrantes da conduta. 

Quanto aos conhecimentos que ilustram sobre o processo de evolução consciente, cuja realização há de ser o imperativo central da vida do logósofo, deverão ser alternados com os anteriores e aprofundados em conjunto com outros, intimamente relacionados com o dito processo.

Um temário amplo

A recomendação metodológica que assinalamos não contraindica, de modo algum, a leitura e o estudo de qualquer outro tema exposto na concepção logosófica, relacionado com cada um dos incontáveis aspectos que configuram a vida humana e universal: o espírito, o instinto, a vontade, a consciência, personalidade e individualidade, o mundo metafísico, as leis universais, os processos da Criação, Deus, e tantos outros! 

O temário logosófico é por demais amplo, abarcando todos os aspectos da vida humana em sua dimensão psicológica, moral e espiritual. Frequentemente, um maior êxito na captação de um tópico favorece a compreensão de outro.

O conhecimento de si mesmo

O método logosófico guiará o ser para conhecer mais a fundo a própria mente na totalidade de seu complexo funcionamento. Eis o princípio do conhecimento de si mesmo; mas será necessário ainda ir em busca de outro aspecto importantíssimo dessa investigação: o conhecimento das próprias deficiências psicológicas, que obstruem ou dificultam, com sua presença, a evolução consciente. 

Temos, pois, que a Logosofia convida o homem a realizar um estudo pleno de sua psicologia: seu caráter, suas tendências, seus pensamentos, suas qualidades, suas deficiências e tudo quanto direta ou indiretamente entre no jogo de suas faculdades mentais e tenha o que ver com os estados de seu espírito. Esse estudo será a credencial com que se introduzirá no interior de seu ser, mas sob a condição de conduzir-se, a partir desse instante, de acordo com as normas estabelecidas pelo método logosófico. Tais normas determinam uma linha de conduta que não deve ser alterada; daí que o conhecimento de si mesmo requeira uma paciente e constante observação, enquanto são aplicados os ensinamentos que facilitam o labor discriminativo e fixam os marcos do caminho a ser percorrido. 

Nosso método consiste precisamente nisto: guiar o ser para uma nova e sólida conduta quanto ao atendimento a si próprio. Já não se trata de investigar a psicologia dos demais, posição muito cômoda, por certo. É a psicologia de si mesmo a matéria de estudo, e é com vistas a realizar esse estudo, sem equívocos nem omissões, que o método leva com mão segura às partes mais essenciais desse conhecimento, para que o ser possa ali abrir a arca da investigação e extrair dela os valores mais recônditos, mediante uma busca íntima que se estende ao longo de toda a vida.

Experimentação como base segura

Para o logósofo, o campo experimental é a própria vida, o mundo, e muito particularmente seu próprio mundo interno. É ali onde se devem verificar os fatos que revelem, passo a passo, os progressos alcançados no processo de evolução consciente. 

Sendo que uma parte ponderável dos conhecimentos logosóficos é destinada a esse processo, que implica ao mesmo tempo o conhecimento de si mesmo, tudo o que nele se experimente deve ser estudado a fundo, do mesmo modo que se deve levar à experiência aquilo que se estude, para que a assimilação do conhecimento seja total. Esta diretriz, clara e simples, tende a eliminar qualquer intento de especulação intelectual, pois não cabe nela nenhum tratamento externo com vistas a beneficiar a pessoa de forma egoísta ou mesquinha.

Para saber mais...

Para saber mais sobre a ciência logosófica, visite e assine nossos principais canais: YouTube (www.youtube.com/logosofia), Facebook (www.facebook.com/logosofia) e Instagram (@logosofiabr), além do site oficial da Logosofia – www.logosofia.org.br.

Em Teresina (PI), a Fundação Logosófica – em prol da superação humana – está presente no seguinte endereço: Rua José Paulino, 845 - 1º andar / Sala 110 – Fátima. Mais informações pelo telefone: (86) 994529269.

Mais sobre: