Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Ensaios sobre liberdade – Todos somos livres. Será?

Autor: Vanessa Mendonça Soares – Rio de Janeiro/RJ - Pesquisadora da Logosofia.

06/01/2019 07:46

LIBERDADE, tema que há milhares de anos alimenta discussões no campo das relações humanas, econômicas e políticas, foi eleita como objeto de estudo entre jovens pesquisadores da ciência logosófica de todas as partes do País, devido à sua relevância para a fase da vida em que se encontram. Alguns resultados desse estudo, que estão publicados no livro “Ensaios sobre liberdade” (ISBN: 978-85-60232-01-7), serão agora compartilhados com você. Assim você é nosso convidado a compartilhar conosco os aprendizados e descobertas que hoje nos permitem sentir mais livres internamente.

Ensaios sobre Liberdade apresenta, de forma variada, episódios que fazem parte da vida do jovem. Retrata a luta de diferentes pessoas contra a força implacável que os pensamentos exercem sobre a vida, mostrando que é possível conhecê-los e dominá-los, selecionando aqueles que nos permitem experimentar a verdadeira liberdade: aquela que surge de dentro de nós.

--

Todos somos livres. Será?

Se sou livre, por que às vezes atuo de forma completamente contrária ao que realmente gostaria de ter feito? Não me sinto livre nesses momentos. Como isso é possível? Como posso exercer a liberdade se muitas vezes minha mente não está sendo controlada por mim mesma? Não seria o mesmo que deixar o carro na mão de outra pessoa e esperar que ela me leve ao destino a que quero chegar por mero acaso?

Estava eu no metrô, num horário de grande movimento e, em pouco tempo, mais pessoas foram se posicionando atrás de mim na fila para também comprar seus bilhetes. O rapaz que estava atrás, impaciente com a demora do único caixa que trabalhava, bufava e resmungava por esperar. Em dado momento, desabafou: “É um absurdo ter apenas um funcionário para atender uma demanda de horário do rush. E pior, um atendente inexperiente...”. Meu primeiro impulso foi virar e reforçar a indignação manifestada, porém algo me deteve. Antes que o pensamento que me incentivava a concordar com ele pudesse se expressar, outro surgiu em minha mente e iniciou algumas reflexões lógicas: “Tudo bem, um único funcionário a esta hora não é o ideal... mas o que vai mudar se você der força ao pensamento do rapaz aí detrás? Vai aparecer outro funcionário do chão? A fila vai andar mais rápido? Não... Concorda? Então, melhor se conter. A única coisa que você vai conseguir é que as outras pessoas também se alterem e o ambiente da fila fique tumultuado. Para este problema ter solução, são necessárias outras iniciativas.”

E assim fiquei: continuei esperando pacientemente até que minha vez chegasse — o que não demorou mais do que três minutos — e segui meu trajeto.

Nessa pequena vivência, comprovei que não podemos ser livres enquanto não tomamos o controle de nossos pensamentos, enquanto não somos nós a mandar neles, e não o contrário. Conhecendo a forma como os pensamentos atuam e treinando nossa mente para identificá-los e selecioná-los, criamos defesas mentais, fundamentais para formar convicções, baseadas em nossas próprias análises, ao invés de nos deixarmos levar por pensamentos e opiniões alheias, sem refletir.

É essa a verdadeira liberdade: a de pensar. É ela que nos propicia fazer as escolhas que precisamos ou queremos fazer. Eu pensava que a liberdade fosse fazer o que viesse à minha mente a qualquer momento. Ao ver um buraco, poderia, por exemplo, escolher entre saltá-lo ou cair nele. Hoje, compreendo que a verdadeira liberdade é saltar o buraco por saber que, se eu cair nele, poderei me machucar. Aquele que não tem o conhecimento de que o buraco existe, não pode decidir se quer ou não pulá-lo, ou seja, não tem liberdade, mas quem tem o conhecimento pode escolher.

--

Para saber mais...

Para saber mais sobre a ciência logosófica, visite e assine nossos principais canais: YouTube (www.youtube.com/logosofia), Facebook (www.facebook.com/logosofia) e Instagram (@logosofiabr), além do site oficial da Logosofia – www.logosofia.org.br.

Em Teresina (PI), a Fundação Logosófica – em prol da superação humana – está presente no seguinte endereço: Rua José Paulino, 845 - 1º andar / Sala 110 – Fátima. Mais informações pelo telefone: (86) 994529269.

Mais sobre: