Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Decoração para varanda exige escolha adequada de móveis

Decoração para varanda exige escolha adequada de móveis

16/10/2012 17:17

A varanda de apartamento é um espaço que precisa ser compacto e aconchegante, capaz de oferecer conforto e tranquilidade que os moradores tanto necessitam. Há várias formas de decorar esse ambiente residencial, mas antes de tudo é necessário eleger um estilo, reconhecer as dimensões disponíveis e elaborar um planejamento.

A arquiteta Adélia Ibiapina ressalta que as varandas mais amplas estão sendo cada vez mais visadas para apartamento, e acabam se transformando em verdadeiras áreas de lazer. Algumas residências ainda conservam a varandinha discreta exclusiva para relaxar, enquanto outras são mais ousadas e apostam na integração de ambientes como recurso de ampliação. "Um cliente me pediu que a varanda de sua casa fosse um local de convivência de toda a família. Nela, colocamos uma mesa de jantar e hoje praticamente todas as refeições acontecem nesse ambiente", conta.

Projeto da arquiteta Adélia Ibiapina tornou a varanda um espaço de convivência de toda a família.

A decoração de uma varanda de apartamento necessita de uma estética viável e funcionalidade quanto à estrutura. Basicamente a decoração valoriza o revestimento, móveis e objetos decorativos, sempre se preocupando com a harmonia de todos os elementos. Em espaços pequenos não dá para exagerar na quantidade de móveis ou estampas, isso costuma sobrecarregar o ambiente. Já áreas mais espaçosas, os moradores contam com maiores possibilidades de inovar e dar forma a um cômodo totalmente flexível.

Os apartamentos modernos e que reconhecem as tendências de decoração exibem varandas confortáveis, aconchegantes e receptivas. O revestimento da área pode ser beneficiado pelo paisagismo ou adotar uma pintura discreta, bem minimista. Quanto aos móveis, eles devem ser escolhidos considerando sempre as necessidades da acomodação para descansar.

Para varandas voltadas para o poente, Adélia destaca que, para o clima de Teresina, os móveis devem ter material especial que ofereça resistência ao intenso calor do sol e também nos casos de chuvas fortes. "Na nossa cidade, em muitas varandas os moradores costuma recolher os móveis em determinadas horas do dia, retira-se as almofadas, cobre-se as cadeiras, quadros desbotam", pontua.

Nesses casos, a arquiteta aconselha utilizar placas de vidro, que oferece a opção de fechar a varanda e utilizar persianas ou cortinas - sempre com a opção de serem abertas e garantir frescor e circulação de ar. "Com a varanda fechada, os móveis podem ser dos mesmos usados no interior da residência e esse espaço acaba se tornando uma verdadeira extensão da sala de estar", explica.

Outro artifício lembrado por Adélia que auxilia no conforto térmico para a realidade dos teresinenses, é o uso de plantas nas varandas, algo citado por ela como imprescindível. "Além de tornar o lugar super charmoso, pode ser uma barreira solar muito eficiente. Independente de a varanda ser fechada ou aberta, o uso de plantas confere mais frescor e beleza", pontua.

Cada detalhe da varanda deve ser planejada com cuidado para não prejudicar o visual, uma peça decorativa que seja inserida sem familiaridade com o contexto pode prejudicar todo o projeto. Portanto, deve-se ficar atendo a combinação de cores, traços e materiais.

Para transmitir naturalidade quanto ao visual da varanda, vale a pena apostar nos quadros vivos como acabamento das paredes. O uso de peças de madeira para revestir também costuma criar uma aparência sofisticada no lugar. O toque de aconchego fica por conta dos móveis, tais como namoradeiras, poltronas estofadas, cadeiras estofadas e sofás. Tudo é válido para criar um ambiente de descanso agradável.

Os móveis de fibra sintética correspondem a uma das melhores sugestões de mobília para varanda, sendo as peças confortáveis e sofisticadas. Os sofás e poltronas de vime, por exemplo, combinam perfeitamente com a proposta de acolhimento e tranqüilidade de uma varanda, se adaptando a áreas grandes e pequenas. Para acrescentar um pouco de cor no cômodo, aposte nos acessórios, como é o caso das almofadas estampadas.

Os móveis para varandas pequenas não podem sobrecarregar o espaço, tudo deve ser inserido na decoração de forma contida e o projeto deve adotar a simplicidade como principal elemento de elegância. Em áreas com espaço restrito é recomendado o uso da mobília básica, sem muito rebuscamento, como mesas redondas de apoio e pequenas poltronas.

Mais sobre: