Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

IPA nossa de cada dia

Uma história sobre o surgimento de um dos estilos mais consumidos no Brasil

27/10/2017 16:21

Vamos falar hoje sobre um dos estilos mais consumidos pelos brasileiros que tomam cervejas artesanais, a famosa IPA.

IPA é a abreviação de India Pale Ale, o estilo que tem um pegada mais forte de lúpulo, ou seja mais amargor, do que outros estilos, e que possui variações diversas como a versão inglesa e a versão americana, mas também temos Black IPA, White IPA, Belgian IPA, Double IPA, Session IPA, e a mais recente NEIPA e Milkshake IPA.

Mas todas essas versões foram desenvolvidas da IPA que nasceu lá na Inglaterra, a origem dos termos Pale e India Pale datam de 1700, e esse tipo de cerveja nasceu com uma característica diferenciada das outras cervejas da época, a coloração mais escura causada pelo processo de malteação. A malteação consiste em proporcionar uma germinação parcial dos grãos, processo fundamental para a liberação e formação de algumas enzimas que atuam na conversão do amido em açúcares. Porém é necessário parar essa germinação a fim de que o broto não consuma todo o açúcar do grão de cevada ou outro cereal utilizado, e o método utilizado para parar essa germinação é a secagem do grão, mas naquela época não existia equipamentos que controlavam bem essa secagem, então os grãos ficavam uma coloração mais escura passando essa tonalidade para cerveja.

No final do século 18 já se tem o avanço da tecnologia da malteação fazendo que o processo fosse mais controlado e a cor dos grãos adquirisse uma tonalidade acobreada, o que para eles era comparado a uma cor pálida, ou na língua inglesa chamada "Pale". A partir de então as cervejas Pale Ale se tornaram as rainhas das cervejas para os ingleses.

No final de 1700, um cervejeiro muito famoso em Londres chamado Hodgson tinha fácil acesso ao transporte de mercadorias a partir da capital, ele era o responsável por fornecer cerveja para as colônias inglesas ao redor do mundo. Mas ninguém era mais sedento pelos prazeres das cervejarias inglesas do que as tropas inglesas que estavam no sub-continente da Índia. Então Hodgson viu que era um mercado a ser explorado, mas pensou: Como a cerveja vai sobreviver numa viagem até a África?

Hodgson usou 3 métodos na produção da cerveja a fim de que ela resistisse a uma viagem longa, como ele já sabia que o lúpulo era um conservante natural e que já era usado nas cervejas inglesas, ele aumentou a taxa de uso de lúpulo, em seguida preparou a cerveja com um teor de alcool mais exagerado, e finalizou com dry hop para adicionar mais propriedade conservante à cerveja, mas ele pensou que não prejudicaria no sabor pois o amargor iria abrandar com a longa viagem e ficar mais suave. As medidas utilizadas por ele não só fizeram com que a cerveja chegasse intacta como também os consumidores acharam que a cerveja melhorou.

Hodgson para diferenciar essa nova cerveja das Pale Ale produzidas na Inglaterra, pois as medidas eram bem diferentes do padrão, ele acrescentou à Pale Ale com o nome do destino, e assim nasceu a India Pale Ale.

Hoje a versão americana da IPA se destaca pelos lúpulos cítricos e frutados dando aspecto de refrescância e notas de frutas como maracujá, manga, abacaxi, enquanto sua versão original se caracteriza por lúpulos terrosos, e herbais.

No Brasil existe um evento focado para os amantes de IPA, é o IPA Day, que ocorre desde 2012 em Ribeirão Preto, esse ano a data será dia 11 de novembro no espaço de eventos Quintalinda, localizado na Rodovia Anhanguera Km 303, perto da saída de Ribeirão Preto. Esse ano serão 6.500 litros de pelo menos 35 rótulos diferentes, sem esquecer da novidade “IPAs Exclusivas”, uma meta planejada pelos organizadores com 20% das cervejas lançadas ou feitas especialmente para o evento. A venda de ingresso é pelo link: https://www.sympla.com.br/ipa-day-brasil-2017__120937.

Se você é apaixonado por amargor não fique de fora dessa festa ainda dá tempo.

IPA Day Brasil 2017

Data: 11/11/2017 (sábado)

Horário: 14h - 22h

Endereço: Quintalinda Espaço Para Eventos

Rodovia Anhanguera Km 303 – Sul - Ribeirão Preto Ribeirão Preto, SP

Ingresso: https://www.sympla.com.br/ipa-day-brasil-2017__120937

Fonte: Anne Carolinne Carvalho Galdino
Mais sobre: