• Patrimonio preco justo 2016

João José Dias, vaqueiro mais velho do Piauí vive Várzea Branca

Vaqueiro mais velho do Piauí vive em Várzea Branca

01/07/2011 16:55h


João José Dias, o vaqueiro mais velho do Piauí

João José de 109 anos faz questão de montar todos os dias no seu cavalo, e sair pela sua propriedade rural vistoriando os afazeres cotidianos.
João José Dias nasceu no dia 08 de setembro de 1902. Na então Vila de Jurema, Distrito-Freguesia de São Raimundo Nonato-PI. O município ainda não existia. Hoje se situa o município de Várzea Branca-PI.


Como de tradição na região Nordeste, quando jovem tornou-se vaqueiro, sendo um bom vaqueiro. Por volta de 1920. Naquelas eras, ser vaqueiro era sinônimo de status. E ser um bom vaqueiro, mais ainda. João José ganhou fama na região. Hoje ganha destaque sua idade.
De lá para cá, muitas histórias para contar. Prestes a completar 109 anos de idade, continua na ativa. Não vai mais para o campo, pegar boi. No entanto, João José faz questão de montar todos os dias no seu cavalo, e sair pela sua propriedade rural vistoriando os afazeres cotidianos.
Segundo seus netos, ele pouco adoece. Também é inquieto, enérgico. Recusa uma vida sedentária. Construiu uma família enorme. Seguindo aquela tradição das famílias sertanejas, naquelas eras. Famílias numerosas. São 30 filhos. Somando os netos, os bisnetos e os trinetos, são mais de 500 descendentes. O prefeito do município de Várzea Branca-PI, João Melancia, é seu neto.
João José abre esta obra, com sua honrosa apresentação. Ele faz a diferença nessa história, da cultura do vaqueiro. Chega a ser uma lenda nacional. Dificilmente se encontrará um vaqueiro com essa idade, pelo Brasil. No Piauí ele é o mais velho. Pelo Brasil, seguramente ele é um dos mais velhos. Senão, o mais velho.
Enquanto piauienses, nordestinos e brasileiros, nos orgulhamos de um homem dessa grandeza histórica. A história de um vaqueiro de 109 anos fortalece o Piauí. Quanto orgulho para nós piauienses... Quanta honra para nossa Terra Querida...

Fonte: portal sãoraimundo.com
Edição: Luiz Carlos

Deixe seu comentário


Notícias Relacionadas

Apesar de murado, terreno baldio no Santa Izabel, na zona Leste de Teresina, prejudica moradores

Terreno baldio prejudica moradores na rua Fernando Lopes Sobrinho

há 21/05/2012

Ações revisionais de financiamento de veículos são ganhas na justiça pela ASBRADC

Ações revisionais de financiamento de veículos são ganhas na justiça pela ASBRADC

há 23/02/2012

Buraco na Avenida Frei Serafim causa transtornos para motoristas

Buraco na Avenida Frei Serafim causa transtornos para motoristas

há 27/01/2012

Entidade atua em defesa dos direitos do cidadão

Entidade atua em defesa dos direitos do cidadão

há 27/01/2012