Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Corso aquece vendas de adereços e fantasias de carnaval em Teresina

Lojistas se preparam com antecedência para o período; contudo, os empreendimentos sentiram os efeitos da crise econômica.

29/01/2016 07:17

Sem dúvidas, o carnaval é um dos períodos mais aguardados do ano. Para aproveitar a folia ao máximo, há aqueles que preferem entrar no clima recorrendo a uma produção criativa ou ao aluguel de fantasias. E como estamos às vésperas do Corso de Teresina, as lojas especializadas em fantasias e adereços estão lotadas.

No Centro de Teresina, o aumento dos consumidores é notado pelos lojistas, que se prepararam com antecedência para o período. Segundo o empresário Marcelo Portela, de uma loja especializada em itens de plásticos de adereços, neste período do ano, as vendas chegam a quase quadruplicar.

“Todo ano, a gente se preparava na semana do Corso, sempre achávamos que daria tempo, e acabava não dando por conta dos fornecedores. Esse ano, resolvemos nos antecipar e trazer esse planejamento para dois meses de antecedência. Deu tempo organizar a loja melhor e expor os produtos”, conta o empresário.

Para 2016, Marcelo diz ainda que a loja investiu em mercadorias especialmente para a demanda do Corso. Além de adereços para fantasias, copos e canecas em plástico, a loja passou a dispor de camisetas. “A grande novidade esse ano foram as camisetas, isso por causa da demanda. Os próprios clientes procuravam e pediam”, revela.

Apesar do aumento das vendas ter sido surpreendente, Marcelo conta que a loja não deixou de sentir os efeitos da crise econômica. “Esse ano, não foi tão bom quanto o ano passado, a gente esperava mais movimento, apesar da crise. Pela nossa projeção, será pouco abaixo do que vendemos no ano passado, o que significa muito se considerarmos o cenário econômico”, ressalva o empresário.

Vendas triplicam

Já Rebeca Costa, gerente de uma loja de aluguel, também percebe uma movimentação maior no estabelecimento nesse período que antecede o carnaval. Ela conta que a demanda chega a triplicar em comparação aos outros períodos do ano. Por isso, o local confecciona peças com antecedência para garantir a variedade necessária que o folião procura. O acervo tem itens para todos os gostos, desde personagens dos quadrinhos a ícones da televisão e do cinema.

“Temos aqui um acervo de mais de 4 mil fantasias. Nessa época de carnaval, a movimentação é muito maior. Próximo ao carnaval, a gente se prepara, pesquisa novidades e confecciona novas fantasias, além de comprarmos mais peças”, destaca Rebeca.

Conforto

Para cair na folia fantasiado, o folião não deve abrir mão do conforto. É o que recomenda a consultora de moda Ana Cristina Lima. De acordo com ela, na hora de brincar o carnaval, seja em prévias, bailes ou blocos, é importante optar pela praticidade para se sentir mais confortável. Assim o folião aproveitará melhor a festa.

“No carnaval, use roupas leves, como shorts e bermudas jeans ou de algodão, e camisetas ou regatas de algodão, preferencialmente de cores claras, por causa da facilidade para transpiração. No caso de blocos, onde exigem o uso de abadás, customize a camiseta cortando um pouco da barra. Tênis é a melhor opção para pular carnaval. Se não for possível levar documento no bolso do short/bermuda, leve em uma bolsa leve e pequena”, indica.

Foto: Elias Fontenele/ODIA
Por: Yuri Ribeiro - Jornal O DIA
Mais sobre: