Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Resenha: Falsos segredos, de Alice Munro

Mais recente obra da autora publicada pela Biblioteca Azul

01/02/2016 21:31

"Falsos segredos" é o mais recente livro de Alice Munro, publicado pela Biblioteca Azul. O volume reúne oito contos da escritora canadense, vencedora do Nobel de Literatura em 2013.

Neste livro, Munro traz, mais uma vez, a miscelânea que compõe o painel narrativo de sua obra e que se mistura com a própria vida: envolvimentos amorosos, fuga, o cotidiano e o acaso – embora seja uma narrativa simples, é profunda e sutil, numa linguagem meticulosamente construída e que a tornou uma das melhores contistas da atualidade. 

Assim como nas demais obras, há variedade de mulheres múltiplas e distintas, em situações delicadas e cujas circunstâncias que as atravessam beiram a revolução em suas próprias vidas: um casamento marcado; o sumiço de uma mulher virgem na Albânia; outra que abandona o marido; a vida de uma viúva; uma morte repentina; e um segredo que quase deixa de ser revelado. Todo esse emaranhado de situações enlaça o leitor por meio de cartas que passeiam por todo o livro, e o tom íntimo que só as missivas são capazes de introjetar nos aproxima dos segredos das personagens – pessoas assustadas, apaixonadas, em fuga ou desiludidas, mas sempre a caminho de algum aprendizado. Este é o milagre da narrativa de Munro: revelar os prodígios e as desilusões daqueles que permanecem suscetíveis aos acontecimentos da vida.


Por: Luciana Lis

Resenha: Ceiça Souza

Mais sobre: