Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Os que bebem como os cães, de Assis Brasil

Confira também a vídeo-resenha no canal do Coletivo Leituras no YouTube

22/10/2015 10:53


Escrito e publicado no período da ditadura militar, essa obra de Assis Brasil conta a história de um preso político, torturado, e seus momentos no cárcere. Dividido em três capítulos, A Cela, O Pátio e O Grito, estes vão e voltam, provocando uma sensação muito forte no leitor que o leva a se sentir também preso e torturado. O que mais me chama a atenção nesse livro é a narrativa, em 

primeira pessoa, sendo que, assim como a personagem, o leitor não tem ideia de onde está, o que está acontecendo e nem quem ele é.

O preso vai descobrindo paulatinamente os recantos do novo “lar”, os companheiros presos, os guardas e a rotina do lugar em que ele está sempre algemado, até mesmo nos momentos de refeição - hostilizado como um cão, vive diariamente a crueldade e convive com a banalização do mal.

O confinamento e a repetição agonizante dos capítulos envolvem o leitor na angústia, na aflição e na rebeldia que conduzem o preso à utopia de uma libertação desesperada.

No Canal do Coletivo Leituras no YouTube, a Eulália Teixeira comenta na vídeo-resenha de hoje sobre a leitura instigante deste livro, só clicar AQUI 

Mais sobre: