Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

TUDO ESTÁ DOMINADO

chico miguel - artigo

01/09/2017 19:42

“TUDO ESTÁ DOMINADO”, EM FIM ELES ESTÃO CERTOS

Francisco Miguel de Moura, escritor brasileiro, membro da Academia Piauiense de Letras

Tem horas em que a gente sente um desânimo, sentimento provindo da consciência de que nada que se faça terá valor. Nós, escritores, jornalistas, pensadores, poetas e críticos de arte e da sociedade, ficamos como animal no campo para não se esconder no mato: peados. Nada, enfim, que se faça poderá nos libertar do padrão de conhecimento de tudo que se passa às nossas ventas. A falta de disposição em aproximar-se da situação é tanta! Ficamos só a imaginar o que é, o que foi e como será o nosso futuro Brasil, especialmente se relacionarmos com os grandes e mais civilizados países do mundo.

O grande modelo dos políticos que aí estão - e eles impõem pelos meios que têm, e são muitos, especialmente pela educação cheia de teorias estranhas a tudo que temos, que fomos, que somos e ao que poderíamos chegar. Os alunos são desinteressados, os professores incompetentes, uns por sua condição de subdesenvolvidos a partir da família e outros, pelo mincho salário, pouca preparação que tiveram e, finalmente, pela falta de estrutura das escolas – física e intelectual – que entregam para guiar os que a procuram, escondendo dos pais a filosofia do ensino a que se apegam. E muitos desses alunos, muitas vezes entram apenas para comer a merenda escolar e outros até e apenas para passar o tempo.

Nessas condições, que povo nós esperaríamos ter para construir e reconstruir esta nação? Que homens, que cidadãos, mal alimentados, mal instruídos, mas acomodados, muitas vezes morando em choças que mais parecem casas de bichos, casas de ratos, quando não debaixo das pontes! E são eles que vão fazer e estão fazendo (ou desfazendo) o país dos Andradas, o país de Tiradentes, o país… (Hoje ninguém mais quer saber da história da pátria, hoje ninguém tem pátria, poucos têm caráter, e o resto, nenhum.

E se pensarmos na frase “Grande povo, grande povo!”, da avaliação de D. Pedro II, ao lado de “O melhor que o Brasil possui é o seu povo”, de um escritor contemporâneo, cujo nome não me vem à lembrança – cujo esquecimento me faz muito bem, para evitar o nojo que tenho dele e de sua frase. Ou num povo que se vende por um pequeno favor ou mesmo pela esmola de um benefício chamado “bolsa-família”? Ou por dinheiro vivo (muitas vezes tirado dos cofres nação, por meio da corrupção, maior durante as campanhas eleitorais até o dia da eleição? Sinto que não tenho verbo suficiente para convencer ninguém, a respeito disto, falando ou escrevendo, como disse no início. Mas convido meus quatro ou cinco leitores a lermos algumas frases que encontrei no livro do filósofo brasileiro, contemporâneo, Olavo de Carvalho, conforme está na obra muito bem denominada de “O mínimo que você precisa saber para não ser um idiota”:

“Se me perguntarem quais são os problemas essenciais do Brasil, responderei sem a menor dificuldade:

1) A matança de brasileiros, entre 40 a 50 mil por ano (estimativa por baixo,se pensamos nos 100 policiais mortos, somente este ano, no desmantelamento das favelas e ninhos das drogas, e essa matança está disseminada em todo o Brasil).

2) O consumo de drogas, que aumenta mais do que em qualquer país vizinho, e que alguns celerados pretendem aumentar ainda mais mediante a liberação do narcotráfico .

3) A absoluta ausência de educação num país cujos estudantes tiram sempre os últimos lugares nos testes internacionais, concorrendo com crianças de nações bem mais pobres, num país, mais ainda, onde se aceita como Ministro da Educação um sujeito que não aprendeu a soletrar a palavra ‘CABEÇALHO’ porque jamais teve cabeça, e onde se entende que a maior urgência do sistema é ensinar ás crianças as delícias da ‘SODOMIA’ - sem dúvida uma solução prática para estudantes e professores, já que o exercício dessa atividade não requer conhecimentos de português, de matemática, ou de coisa nenhuma exceto a localização aproximada das partes anatômicas envolvidas”.São oito pontos que Olavo de Carvalho alinha nesse capítulo denominado UMA GERAÇÃO DE PREDADORES, extraído de seu artigo publicado em 3-6-2011, no Diário do Comércio. Não sei se teria condições nem tempo de copiá-los todos.

Então, daqui para frente, vou apenas tentar fazer o resumo dos restantes, em poucas linhas: a) A falta cada vez maior de mão de obra qualificada,nível superior, cuja mão de obra tem vindo de outras país para suprir a nossa falta. b) A dívida monstruosa acumulada por um governo criminoso que, assim, estrangula de vez as gerações vindouras e o futuro do seu país. c) A completa impossibilidade da existir a concorrência democrática, com eleições limpas e dentro dos princípios constitucionais, pois que com a cumplicidade dos ricos, cuja fortuna não se sabe onde começa nem onde acaba. Certamente na corrupção do poder público, em todos os níveis: federal, estadual, municipal, abraçando o executivo, o legislativo e o judiciário. d) A debilitação alarmante da soberania nacional, por um bom tempo condenada a morte pela burocracia internacional e pelo cerco continental do Foro de São Paulo, até algum tempo desconhecido da maioria dos brasileiros – este uma força dos partidos populistas chamados de sociais como o PT, o PC cubano e o do ditador e tirano da Venezuela. e) A destruição completa da alta cultura, num estado debilitado, quase catastrófico, de favelização intelectual, parte saindo da universidade, onde qualquer pessoa, a qualquer título, faz sua tese sem nenhum valor em essência, simplesmente porque os seus mestres também receberam esta herança de cerca de anos e foram rolando, rolando, até qualquer “tesesinha” parecer alta sabedoria quando não passa de enrolação para obter um título. Parte dessa destruição cabe aos donos e diretores de emissoras de tevê e cadeias de jornais, onde seus donos se vendem para dizer o que aqueles políticos populistas, petistas ou não, mundos e fundos do que pensam da “burguesia”, quando não sabem o que é burguesia e muito menos idiotas - estes da classificação do nosso sábio Olavo de Carvalho. Parece-me que é o único, o qual não suportando o vácuo de cultura deste nosso país mudou-se para os Estados Unidos. A frase inicial “Tá tudo dominado”, cunhada pelos barões da droga nacional e internacional parece já seja uma verdade.  

Fonte: Artigo de Chico Miguel
Edição: Original de Chico Miguel
Mais sobre: