Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Mar de fraldas, pomadas e lenços: pele de bumbum de bebê

Quais os melhores produtos do mercado? Não sei. O melhor é relativo. Mas tenho os meus xodós

13/02/2016 10:24

 

Quando estava grávida da Laura, acho que lá pelos seis meses, encontrei uma prima e, conversando sobre a mala da maternidade e o que poderia usar no bebê, fiz uma listinha. Usei, testei e – de lá pra cá – essa listinha foi ampliada e modificada um sem número de vezes. Já foi, também, compartilhada com amigas.

Acho que a gente faz essas coisas meio no automático, durante uma conversa. Mas algumas postagens que fiz aqui levaram leitoras a perguntar sobre os produtos que uso com minhas filhas. Essas perguntas me levaram a escrever esse texto. Então, apenas para que fique claro: esse post não é patrocinado. Os produtos de que irei falar não são os melhores do mercado. São os melhores para mim, para a minha experiência. E o melhor, todos sabemos, é bem relativo.

Uma das minhas maiores preocupações era a fralda e as diversas trocas ao longo do dia. Sempre tive dúvidas sobre que fralda comprar. Antes da Luísa nascer, uma amiga confessou que só descobriu que existem tantos tipos diferentes de fralda ao tentar comprar um pacote para me presentear. Coitada! Deve ter quase enlouquecido na farmácia! rs.

Usei e aprovei as marcas Pampers, Huggies Turma da Mônica e Parents Choice. Experimentei outras, que não vou citar, porque não gostei. E há muitas marcas que não testei.

A Pampers tem uma linha bem diversificada, mas gosto especialmente da Pampers Total Confort (embalagem verde). É a que mais uso. É macia, segura bem o xixi e o cocô e pode ser usada durante o dia ou à noite. Costumo ainda usar a Pampers Super Sec (embalagem vermelha), mas apenas à noite, porque ela tem uma cobertura mais seca e acho muito quente para o calor de Teresina.

Há ainda a Pampers Supreme Care (embalagem roxa): é a mais macia das três, mas é também mais cara e acho que absorve tanto quanto a Total Confort, ou um pouco menos, no caso da Laura. Usei também a Pampers Pants, que veste como uma calcinha. Laura usou quando já era grandinha e teve alergia. Luísa experimentou e gostei bastante. Só acho inconveniente quando tem cocô, porque não é tão prática pra enrolar como as outras.

A Huggies Turma da Mônica também é muito boa, absorve bem o xixi e o cocô, mas acho a cobertura meio seca, então, evito usar durante o dia. Tem também a Huggies Up & Go, que veste como calcinha. Muito boa, com cobertura mais macia, mas a Laura teve alergia e ainda não experimentei na Luísa.

A Parents Choice foi uma grata surpresa. Eu nunca tinha ouvido falar dessa fralda e ganhei quando Laura era pequenina. Macia, fina e com boa absorção. Luísa também já usou. A fralda Parents Choice costuma ser um pouco mais barata que a Pampers e a Huggies Turma da Mônica, mas é tão boa quanto. Aqui em Teresina, só encontro dela no Hiper Bom Preço e frequentemente há dificuldade para achar tamanhos maiores. A embalagem é branca com roxo. Os lenços umedecidos da marca são excelentes.

Falando em lenços umedecidos, devo dizer que só os utilizo fora de casa. No ambiente doméstico, uso mesmo o bom e eficiente algodão com água. Comecei a usar com a Laura as marcas mais conhecidas: Johnson’s (recém-nascido, milk, hora de brincar, hora do sono, e extra cuidado), Huggies Turma da Mônica (embalagem verde) e Pampers (sensitive e fresh clean). São bons, mas tenho o nariz muito enjoado e sensível e procurei por lenços mais suaves.

Quando Luísa nasceu, eu já tinha encontrado os meus preferidos: Granado e Bebê Natureza, encontrados facilmente em farmácias; e Parents Choice, que só encontrei no Hiper Bom Preço. São muito suaves ao olfato e ao toque e não são caros, o que acho muito importante.

Experimentei também o Fluido de Limpeza da linha Mamãe e Bebê, da Natura. Excelente. De cheiro muito suave, não é tão oleoso e facilita bastante a limpeza do bumbum do bebê. Dá pra substituir os lenços umedecidos pelo algodão embebido no fluido, especialmente nas fraldas com cocô. A pele fica limpinha e cheirosa. Dá pra usar o fluido em todo o corpo, para um “banho de gato”, quando for necessário e você não puder dar banho. Por ter óleo de passiflora na composição, o bebê fica cheiroso e calminho.

Não posso me esquecer de falar na pomada contra assaduras. Nas prateleiras, existem inúmeras marcas, mas eu usei e aprovei Bepantol Baby, Hipoglós (tradicional e de amêndoas) e Desitin.

A Bepantol Baby protege bem e é “fininha”, ou seja, a pele absorve rápido. Foi a minha primeira escolha, por indicação de amigas. Gosto demais.

Quando Laura ficou um pouquinho maior, talvez por causa do nosso calorão, notei uma leve vermelhidão na pele. Por indicação de uma prima, passei a usar Hipoglós, que é mais consistente e a pele não absorve com facilidade. Acho que ela cria uma barreira maior entre a pele e o xixi, mas não uso com a Luísa, porque meio que “gruda” e é mais difícil de limpar. O cheiro está mais suave, mas ainda acho um pouco forte. 

A Desitin é mais cara e, por isso, eu nunca havia comprado. Mas, há uns 15 dias, tentei encontrar Bepantol Baby na farmácia, para usar com a Luísa. Não achei. A Desitin estava em promoção, apenas R$ 3,00 mais cara que o Hipoglós, e resolvi comprar. Gente, eu me apaixonei. Ela tem a consistência leve e você só precisa pegar um pouquinho do tubo, um quase nada, que já dá pra passar nas partes íntimas do bebê e nas dobrinhas das coxas. Vou fazer as contas direitinho, pra ver se o rendimento dela compensa o custo mais alto.

Às vezes acho que falo demais em custos, preços, essas coisas. Mas é que a gente precisa mesmo fazer as contas. Compro os produtos pela qualidade, claro, mas estou sempre atenta a ofertas e a dicas de amigas sobre outras marcas, que nunca usei.

Aqui em Teresina, há lojas que sempre anunciam promoções de fraldas. Faço sempre as contas: se a fralda sai por um real ou menos, a promoção é verdadeira e eu aproveito. Pareço a Louca das Fraldas, porque compro logo caixas. E essa é outra dica: acompanho direitinho o peso das meninas, para comprar fraldas em quantidade, porque é mais barato.

Além disso, tento diminuir a minha bagagem ao sair com elas. Por isso, deixo sempre fraldas, lenços e pomadas na casa das avós. Carrego comigo apenas uma bolsa pequena, com os produtos que uso nas duas, separados em nécessaires para cada uma.

Há ainda uma infinidade de produtos: sabonetes, xampus, condicionadores, repelentes... Mas isso é assunto para outro texto. Agora eu quero saber de você. Que fraldas, lenços e pomadas você usa/usou com o seu bebê? Quais você recomenda?

Por: Viviane Bandeira, jornalista, mãe da Laura, de uma estrelinha e da Luísa
Mais sobre: