Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Benefícios de conviver com cães e gatos

Razões que com certeza irá fazê-lo querer um peludo em sua vida!

31/08/2016 09:36

Muitas pessoas não imaginam a alegria e os benefícios que um animal de estimação pode trazer à sua vida e à sua saúde. Geralmente os bichinhos são procurados para aumentar as famílias e fazer companhia, porém, mais do que fofas bolas de pêlo, os cães e gatos podem ser fundamentais aliados para uma maior qualidade de vida e muita diversão.

Projeto "Mimar é o Bicho"

Você já ouviu falar em Terapia Assistida por animais? No Brasil já existem vários programas e aqui em Teresina já contamos com o projeto "Mimar é o Bicho" que auxiliam no tratamento de câncer, depressão, problemas de socialização, auxilio no aprendizado em escolas, entre outros, pois o contato com animais vai muito além da companhia que proporcionam. Conversar e brincar com animais pode diminuir o estresse, melhorar problemas de socialização, melhorar o sistema imunológico, reduzir a pressão arterial, elevar a auto-estima e combater a depressão, já que eles são capazes de doar muito amor e carinho. 

Quem tem um amigo desses em casa sabe a sensação de chegar, depois de um dia de trabalho cansativo e ser recebido com festa. Isso deixa qualquer um mais feliz e essa sensação é capaz de liberar serotonina e dopamina, hormônios capazes de relaxar o ser humano, colaborar com seu bem-estar, controlar a pressão sanguínea e a melhorar o sono, pois diminuem os níveis de cortisol. Por isso, algumas pessoas, mesmo que inconscientemente, se dedicam tanto aos animais e se sentem melhor.

Bibi e sua Tutora, Profa Eline Chaves

Já na melhor idade, as pessoas costumam, passar mais tempo dentro de casa e procuram distrações. Então, os animais apresentam-se como grande atrativo para eles, pois assim têm com quem conversar e de quem cuidar. Quando falamos de crianças, a afeição aos animais é nítida, já que esses bichinhos são vistos como uma amigo com quem podem brincar. A convivência desperta um lado mais sensível e carinhoso, e são capazes de aprender a respeitar o espaço dos bichos, às vezes mais do que dos próprios pais. A criança passa a ter então a noção da diferença entre os seres e automaticamente aplica isso no dia-a-dia.




Se ainda tem dúvida em adquirir uma animal ou deixar que seu filho tenha um, acredito que após essas informações, você irá pensar nessa possibilidade com mais carinho. Os benefícios que nossos amigos podem nos proporcionar são enormes e cientificamente comprovados! Com certeza,você não se arrependerá, vai descobrir que há muito AMOR envolvido nessa amizade!


Por: Dra. Joyce Magalhães
Mais sobre: