Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Alimentação de cães e gatos

Tudo que você precisa saber

21/09/2016 13:42

Existem dúvidas que são bastante comuns entre os tutores de pets estão relacionadas à alimentação: cães e gatos podem comer os mesmos alimentos que nós? Quantas vezes ao dia eles devem comer? É verdade que chocolate pode matar o cachorro? Podemos deixar a comida disponível o dia todo? Gato deve mesmo tomar leite? 
É importante que você saiba que a comida oferecida ao seu bichinho influencia diretamente na saúde e no dia a dia do seu peludo. Por isso, é importante entender que hábitos aparentemente inofensivos na hora de alimentar seu pequeno podem ser muito prejudiciais e colocar o bem-estar e qualidade de vida do seu companheiro em risco. 

A ração industrializada é recomendada por ser prática para os tutores e conter todos os nutrientes de forma balanceada, que atendem as necessidades dos animais de acordo com sua fase de desenvolvimento para que os cães e gatos se desenvolvam corretamente e permaneçam saudáveis. o mercado de rações proporciona opções para animais com restrições alimentares, problemas cardíacos e renais. O ideal é que se opte por rações super premium ou premium, estas são tem em suas formulações matéria-prima de alta qualidade e que permitem que os animais comam menos e se alimente melhor, aproveitando melhor o alimento. Animais que comem esses tipos de ração costumam ter fezes mais sequinhas e com menos odor. 

Os animais são como bebês, é preciso se criar uma rotina, fixando o horário da alimentação (não deixe o alimento à vontade) e evite petiscos fora de horário. É importante lembrar que tutores que possuam cães e gatos fiquem atentos pois são duas espécies diferentes e com exigências nutricionais completamente diferentes, ou seja, não deixe seu cão comer a ração do seu gato e vice-versa.

Outro ponto importante é não oferecer alimentos como chocolate, biscoitos, pães, restos de ossos, assim seu cão sempre ficará saudável e feliz em comer a ração. Porém você pode  oferecer algumas frutas e verduras para seu cão como petiscos. Segue a lista de alimentos saudáveis que você pode oferecer ao seu peludo:

Abóbora: A abóbora é uma excelente fonte de fibra e betacaroteno, e também uma fonte de vitamina A. 

Banana: A banana deve ser servida sem casca e em pequenas quantidades. É um alimento rico em potássio, vitaminas A e C e fibras. Excelente para a manutenção do sistema imunológico.

Batata-doce: Este é outro tipo de alimento rico em fibra, em vitamina B6, vitamina C, beta caroteno e magnésio. A batata-doce é  uma ótima  guloseima, pois é  benéfica  para as gengivas do animal.

Brócolis: tem o poder de ajudar no controle da pressão arterial, o que é uma vantagem para animais idosos, obesos ou predispostos ao problema. “Como deixa o animal saciado rapidamente e tem poucas calorias, o brócolis também é recomendado para aqueles que precisam emagrecer ou controlar o peso”.  Só um lembrete: ofereça-o sempre com moderação, para que as fibras do alimento não soltem o intestino.

Caju: Rica em vitamina C e ferro. Auxilia o sistema imunológico do animal. Alguns animais não aceitam bem o caju por “ amarrar” a boca, porém existem cães que adoram. Lembrar de tirar a castanha.

Mamão: Fonte de vitamina A e C, cálcio, potássio, e fibras. Alta palatabilidade. Ofertar sem a casca. Auxilia na digestão, portanto evitar fornecer em grandes quantidades a fim de não dar diarreia ao seu cão.

Maçã e Pêra:  É uma fruta bem comum e de alto valor nutritivo, rica em vitaminas B, C e E, porem tem que retirar o talo e as sementes, pois liberam ácido cianídrico e este é toxico!  

Manga: Rica em fibras e vitamina C. Retirar a casca e sempre sem o caroço para que o animal não engasgue!

Morango: Uma boa fonte de vitamina A, C e do complexo B. Por ser um alimento pouco ácido ofertar em poucas quantidades. Um alimento de boa palatabilidade é em geral bem aceita pelos cães!

As frutas e legumes podem ser oferecidas normalmente, em pedaços, sem casca, sementes ou caroços. No caso dos legumes o ideal é oferecê-los cozidos e SEM NENHUM TEMPERO, pode-se fazer um sorvete de legumes cozidos, amasse formando uma papinha, congele em forma de gelo (durabilidade 15 dias)...eles ADORAM!

Um detalhe importante, frutas e legumes devem ser servidos como petiscos e não substituir à ração. 

Em relação aos enlatados (patês) ela deve ser dada em pequenas quantidades, em ocasiões muito específicas e nunca como a principal fonte de alimentação do seu peludo.

Uma alimentação correta, pode prolongar em anos a vida do seu bichinho, pense nisso!

Por: Dra. Joyce Magalhães
Mais sobre: